Reflexões sobre a distinção entre lei e evangelho na teologia luterana
DOI:
https://doi.org/10.25188/2447.7443.2016v24n2%25fSchlagwörter:
Lutero, Lei, Evangelho, Palavra de Deus, JustificaçãoAbstract
Este artigo pretende refletir a conceituação e origem dos termos lei e evangelho na teologia luterana, principalmente a partir de escritos do próprio Lutero. Busca-se entender qual a origem destes termos e de onde Lutero se inspirou para entender a dialética entre a lei e o evangelho. A lei acusa e aponta o pecado, já o evangelho liberta do pecado apontando para a obra justificadora de Cristo. O Antigo Testamento poderia ser considerado apenas lei? Com certeza, não. Segundo Lutero, já ali o evangelho se manifestava na misericórdia e graça divina. Mas com a revelação do Novo Testamento a lei se tornaria desnecessária? Lutero afirma que sem o desespero da lei, o Evangelho não teria sentido e o entendimento do sacrifício de Jesus seria obsoleto. O evangelho é a força de Deus que liberta o pecador do pecado. Não pelo mérito humano, mas pela graça divina, pela obra única de Jesus Cristo. Segundo Lutero, a distinção entre estes termos é vital a ponto de caracterizar o verdadeiro teólogo, ou seja, aquele que sabe discernir e distinguir a lei e o evangelho na pregação da palavra de Deus. A distinção entre a lei e o evangelho é fundamental na teologia luterana, pois é esta tensão que transforma e impacta o ser humano, o desespero da lei, e as palavras doces do evangelho.
Literaturhinweise
BAYER, Oswald. Teologia de Martim Lutero: uma atualização. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2007.
BÍBLIA. Português. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
EBELING, Gerhard. O pensamento de Lutero: uma introdução/ Gerhard Ebeling;
tradução de Helberto Michel. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1988.
IWAND, Hans Joachim. A justiça da fé: exposição conforme a doutrina de Lutero. 2. ed. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1981.
Livro de Concórdia: as confissões da Igreja Evangélica Luterana. 6. ed. Revisada e atualizada. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2006.
LIANOS, Marco Huesbe. La propuesta política de Martin Lutero através de su doctrina de los dos reinos. Universidad Católica de Valparaíso. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-54552000002200016>. Acesso em: 10 dez. 2014.
LUTERO, Martinho. Breve Instrução sobre o que se deve procurar nos Evangelhos e o que esperar, dele. In. Obras Selecionadas 8. Interpretação Bíblica: princípios. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2003.
LUTERO, Martinho. Contra os antinomistas. In: Obras Selecionadas 4. Debates e controvérsias II. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1993.
LUTERO, Martinho. Instrução sobre como os Cristãos devem lidar com Moisés. In: Obras Selecionadas 8. Interpretação Bíblica: princípios. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2003.
MATTES, Mark C (Ed.). Twentieth-Century Lutheran Theologians. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=xZj3AAAAQBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q=Law%20and%20Gospel&f=false>. Acesso em: 13. dez. 2014.
WALTHER, Carl Ferdinand Wilhelm. A correta distinção entre Lei e Evangelho: Vinte e cinco teres e trinta e nove preleções. Porto Alegre: Concórdia, 2005.
WESTPHAL, Euler Renato. O paradoxo de lei e evangelho em Lutero: Algumas teses e reflexões sobre a questão do batismo. In: Vox Scripturae. São Bento do Sul, v. XII n.2, 2004, p. 62.
WHALEN, Davis. Lutheran Understanding of Law and Gospel. Disponível em: <http://lighthouselutheran.s3.amazonaws.com/Papers/Lutheran%20Understanding%20of%20Law%20and%20Gospel.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2014.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.