A ceia do Senhor

uma análise da problemática ocorrida em Corinto

Autores/as

  • Magno Lessa do Espírito Santo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.25188/FLT-VoxScript(eISSN2447-7443)vXXV.n2.p503-519.MLES

Palabras clave:

Corinto, Comunidade cristã, Ceia do Senhor

Resumen

O presente trabalho visa analisar os motivos que fizeram com que os conflitos surgissem no momento da celebração da Ceia do Senhor na comunidade cristã de Corinto. Para tanto, parte da seguinte indagação: Qual o problema ocorrido no momento da celebração da Ceia do Senhor? A fim de propor uma resposta para essa problemática, é necessário, a priori, analisar a situação em Corinto, tendo em vista o aspecto da estratificação social, presente, principalmente, na rede de patronato Em seguida, delimitar a importância da celebração da Ceia dentro da comunidade cristã de Corinto, destacando a necessidade da comunhão no banquete e a igualdade que os membros assumem, uma vez que fazem parte do único corpo de Cristo. Por fim, mostrar que dos participantes era exigido à exclusividade na participação da mesa do Senhor, que além de identificá-los como membros, também demarcava a fronteira com a finalidade de protegê-los em face de outros tipos de associação cúltica. Tendo por base a pesquisa de autores como: Meeks, Dunn, Crossan e Reed, Theissen, dentre outros importantes estudiosos que se debruçaram sobre o assunto, pode-se notar que o banquete ali celebrado proporcionava aos ricos o momento de se enaltecerem em relação aos pobres, já que os ricos comiam a refeição primeiro e, só depois de os pobres chegarem - pois muitos trabalhavam até mais tarde - comiam o que sobravam.

Biografía del autor/a

  • Magno Lessa do Espírito Santo

    Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Teologia do Novo Testamento Aplicada pela Faculdade Batista do Paraná.

Referencias

BRAKEMEIER, Gottfried. A Primeira Carta do Apóstolo Paulo à Comunidade de Corinto: Um comentário exegético-teológico. São Paulo: Sinodal, 2008.

CHOW, John K. Patronato na Corinto romana. In: HORSLEY, Richard A. Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004.

CROSSAN, John Dominic. REED, Jonathan L. Em busca de Paulo: Como o apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

DUNN, James. A Teologia do apóstolo Paulo. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2008.

GARNSEY, Peter. SALLER, Richard. Relações patronais de poder. In: HORSLEY, Richard A. Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004.

HAFEMANN, S. J. Cartas aos Coríntios. In: HAWTHORNE, Gerald F. MARTIN, Ralph P. REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas Cartas. 2 ed. São Paulo: Paulus; São Paulo: Vida Nova; São Paulo: Loyola, 2008.

HORSLEY, Richard A. 1 Coríntios: Estudo de caso da Assembleia de Paulo como sociedade alternativa. In: HORSLEY, Richard A. Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004.

ILÍADA I, 455-465. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

KISTEMAKER, Simon J. Comentário do Novo Testamento: Exposição da Primeira Epístola aos Coríntios. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.

KLAUCK, Hans-Josef. O entorno religioso do cristianismo primitivo I: Religião civil e religião doméstica, cultos de mistérios, crença popular. São Paulo: Loyola, 2011.

LOUW, Johannes. NIDA, Eugene. Léxico Grego-Português do Novo Testamento: baseado em domínios semânticos. Barueri, São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

MEEKS, Wayne A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. São Paulo: Academia Cristã, 2011.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e comentário. 3 ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.

MURPHY-O’CONNOR, Jerome. Paulo biografia crítica. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2004.

NETO, Evandro Araújo Bezerra. Conhecimento e Liberdade em 1 Coríntios. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2010.

PRIOR, David. A mensagem de 1 Coríntios. São Paulo: ABU Editora, 1993.

REIGER, Joerg. Cristo e Império: de Paulo aos tempos pós-coloniais. São Paulo: Paulus, 2009.

RIDDERBOS, Herman. A Teologia do apóstolo Paulo: A obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo aos gentios. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

SCHNELLE, Udo. Paulo vida e pensamento. São Paulo: Academia Cristã; Paulus, 2014.

THEISSEN, Gerd. Sociologia da cristandade primitiva. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1985.

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

DO ESPÍRITO SANTO, Magno Lessa. A ceia do Senhor: uma análise da problemática ocorrida em Corinto. Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional , São Bento do Sul, Brasil, v. 25, n. 3, p. 503–519, 2017. DOI: 10.25188/FLT-VoxScript(eISSN2447-7443)vXXV.n2.p503-519.MLES. Disponível em: https://leftclick.com.br/voxscripturaeojs/index.php/vox/article/view/45.. Acesso em: 23 nov. 2024.