Processo de aprendizagem na fé
das possibilidades da aprendizagem aos resultados na vivência
DOI:
https://doi.org/10.25188/2447.7443.2019v27n3.82Palavras-chave:
Processo de Aprendizagem, Fé, Integral, Significativa, ContínuaResumo
No diálogo entre teologia e pedagogia constrói-se a base para o desenvolvimento do processo de aprendizagem na perspectiva da fé. Não é a fé que cresce, mas são as pessoas que amadurecem em atitudes que correspondem à esperança que confessam, atitudes concretas no viver diário. Considerando as dimensões cognitiva, afetiva e atitudinal do ser humano, esta pesquisa tem como principal objetivo descrever a aprendizagem que seja integral, significativa e contínua, na perspectiva da fé. Portanto, além de pesquisa bibliográfica, foi realizado trabalho de análise exegética de textos bíblicos que fundamentam cada uma destas aprendizagens. Importa considerar o contexto existencial de educandas e educandos, estabelecendo o vínculo entre fé e vida, promovendo aprendizagem integral, significativa e formação contínua na fé, ou seja, em cada fase da vida. A tarefa de formação contínua na fé é responsabilidade de todas as pessoas que participam da vida em comunidade cristã, evidenciando o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem de forma efetiva e eficiente. Igreja de Jesus Cristo ocupa-se com o catecumenato, com o discipulado permanente, com a formação na fé de crianças, adolescentes e jovens, também de pessoas adultas e idosas, planejando e executando de forma consciente e responsável a aprendizagem integral e significativa no processo de formação na fé ao longo da vida.
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