Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÃO PARA AUTORES

  • Formas de envio de contato de contribuições. Os trabalhos devem ser apresentados em arquivo digital, em formato A4 (210mm x 297mm), com margens: esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. O texto deverá ser composto no editor de texto Word (formato doc ou docx), com fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12, em espaçamento 1,5, não devendo ultrapassar 20 laudas, incluindo as notas de rodapé e referências. Os textos devem ser postados no Portal de Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional (http://vox.flt.edu.br) ou, havendo dificuldades técnicas, podem também ser enviados por e-mail, ao Conselho Editorial de Vox Scripturae, ao endereço eletrônico voxscripturae@flt.edu.br, acompanhado de endereço completo, telefone para contato e e-mail do autor. Aquele/a que envia seu artigo receberá a confirmação de recebimento via e-mail nos dias que seguem ao envio. Na falta desta confirmação, quem enviou deverá voltar a tentar o contato (e-mail alternativo: informatica@flt.edu.br; tel. +55 47 3203-4683).
  • O resumo é uma apresentação sintetizada dos pontos principais ou das teses do texto, mencionando as considerações emitidas pelo autor. O resumo deve conter no máximo 250 palavras. Deve constar antes do início do artigo - em espaçamento simples (1,0), tamanho de fonte 10. Deverá ser em português, espanhol, inglês ou alemão, conforme a língua usada no todo do artigo. No caso de aportes em português, deve ter uma tradução para o inglês (abstract, keywords). No caso de aportes em alemão e espanhol, deve ter uma tradução para o inglês (abstract, keywords) e para o português (resumo, palavras-chave). No caso de aportes em inglês, deve ter uma tradução para o português (resumo; palavras-chave).
  • A mesma regra acima vale para as palavras-chave, que são descritores que identificam o conteúdo do artigo. Importante: para padronizar essas palavras-chave, sugere-se utilizar os Thesaurus da área de atuação correspondente. O número de palavras-chave deve ser de no mínimo três (3) e no máximo cinco (5).
  • A página inicial deve conter o título e, abaixo, o(s) nome(s) do(s) autor (es). A primeira nota de rodapé deverá conter os dados do autor (titulação, área do ensino ou pesquisa em que atua, instituição e local de atuação, dados importantes relativos a funções que exerceu ou exerce, e-mail).
  • O título (em negrito e caixa alta) e o subtítulo (em negrito e letra minúscula) devem ser centralizados, tamanho de fonte 14. O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo formulado de forma clara, específica e descritiva. Os títulos de capítulos e seus subtópicos deverão ser formatados da seguinte forma:
    1 CAPÍTULO - em letra caixa alta, alinhado à margem esquerda, negrito. Antes do título, inserir 2 (dois espaços entre linhas) e após, inserir 1 (um) espaço entre linhas.
    1 Tópico dentro de um capítulo - em negrito, alinhado à margem esquerda. Antes e após cada título de tópico dentro de um capítulo, inserir 1 (um) espaço entre linhas.
    1.1.1 Subtópico dentro de um capítulo - em negrito, alinhado à margem esquerda. Inserir espaço entre linhas, antes do subtópico. Outros subtópicos: 1.1.1.1, em letra normal, alinhados à margem esquerda. Inserir espaço entre linhas, antes do subtópico.
  • O considerações finais ou conclusão, eventualmente agradecimentos e referências ao final, respeitando-se as regras para uso de abreviaturas e símbolos, bem como de citações e referências.
  • A introdução deve apresentar a finalidade do estudo ou artigo, de modo breve, descrevendo a metodologia utilizada e estrutura da abordagem e apresentando avanços obtidos com essa pesquisa, sem antecipar os resultados da mesma. A metodologia, mais especificamente, apresenta a trajetória metodológica em sua abordagem, os procedimentos de investigação e a análise dos dados. A fundamentação deve ser coerente com o tema em estudo e viabilizar uma análise adequada e aprofundada. A literatura utilizada deve expressar referenciais atualizados da área.
  • O desenvolvimento pode ser apresentado em texto corrido ou em tópicos e subtópicos
estruturados, a critério do autor.
  • No corpo do texto só devem ser utilizadas abreviaturas e símbolos padronizados.
Se abreviações não familiares forem utilizadas, recomenda-se a definição delas no momento em que aparecerem a primeira vez, devendo esta ser feita numa nota de rodapé.
  • Quanto às citações, as literais de até três (3) linhas devem ser inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas (" ....citação..."), em formato normal). Já as citações longas, com mais de três (3) linhas, devem ser posicionadas a 4 cm da margem esquerda, com espaçamento simples (1,0), utilizando fonte tamanho 10, sem aspas.
  • A conclusão, ou considerações finais, sintetiza o avanço de pesquisa obtido e aponta para a contribuição específica do texto.
  • Se houver agradecimentos, devem ser breves.

i. Considerando a característica editorial de Vox Scripturae, todas as indicações de referências usadas no corpo do texto deverão ser inseridas em notas de rodapé, exibidas no final de cada página, sendo o espaçamento simples (1,0) e o tamanho da fonte 10.

ii. No corpo do texto, o número relativo às notas de rodapé será posto após a palavra da citação direta ou indireta, conforme segue: " ... escrita"'. ; ... conforme Barth', ..; ... explica Chaves'. ; ... como segue*: ; (... Lutero)'.

iii. Na primeira vez que uma obra é citada, os seus dados devem ser mencionados de forma completa. Exemplo: KESSLER, Rainer. História Social do Antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009, p. 52.

iv. Já as menções seguintes utilizam o modelo SOBRENOME, ano. página: KESSLER, 2009, p. 52.

  • Citação de livro: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, prenome. Título da obra: subtítulo. Número da edição exceto a primeira, Local de publicação: editora, ano de publicação. página(s). Exemplos:

    1. Um autor: AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo:
Prazer de Ler, 2000, p. 29-32 e 35ss.
    2. Dois ou três autores: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Dossiê

b) Dossiê – É um espaço para artigos relacionados a um tema especial, escolhido pelo Comitê Editorial, visando convidar a comunidade acadêmica a contribuir nos estudos desenvolvidos e propostos nos programas e linhas de pesquisa da instituição; 

Artigos sobre temas teológicos e interdisciplinares diversos

(c) Artigos sobre temas teológicos e interdisciplinares diversos – São abordagens que se situam dentro do escopo da revista, contemplando seis subseções: a) Teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento; b) Teologia histórica e sistemática; c) Teologia prática; d) Teologia e interdisciplinaridade; e) Teologia, diálogo ecumênico e diálogo inter-religioso; f) Assuntos Diversos, que tem a finalidade de acolher contribuições de temas avulsos, bem como comunicados relevantes para a comunidade acadêmica e científica em geral. Não é necessário que todas essas subseções apareçam em cada número;

Resenhas

(d) Resenhas – publicam-se resumos e resenhas de livros na área da teologia e de obras de outras áreas do saber que apresentem afinidades temáticas com a teologia, que perfaz o foco principal da revista. 

Política de Privacidade

A Revista Vox Scripturae como órgão oficial da Faculdade Luterana de Teologia é regida pela Política de Uso de Dados e Política de Privacidade da FLT. Os dados de navegação coletados por meio de cookies de navegação servem tão somente para oferecer o serviço e não são armazenados nem compartilhados para outras finalidades. Os dados e documentos submetidos nos processos de submissão de artigos são utilizados para a finalidade específica da avaliação da submissão e não são compartilhados com terceiros. Dúvidas, problemas e reclamações relativas a LGPD podem ser encaminhadas para a Ouvidoria: contatolgpdflt@flt.edu.br