Informações Gerais

  1. Vox Scripturae – Revista Teológica Internacional é uma publicação quadrimestral da FLT – Faculdade Luterana de Teologia em parceria com a Editora União Cristã, com tiragem de 300 exemplares em sua forma impressa, estando também disponível em formato eletrônico (disponível no Portal da revista: http://vox.flt.edu.br), mediante o qual a revista fez a opção de uma política de acesso aberto (open access) para a socialização do conhecimento. Vox Script. – Rev. Teol. Intern. está aberta prioritariamente para pesquisadores/as e docentes da área da Teologia, mas também para contribuições de cunho inter-, multi-, e transdisciplinar, advindas de pesquisadores de outras áreas do saber, como por exemplo, a filosofia, a psicologia, a antropologia, a bioética, a educação, o serviço social, as ciências voltadas à saúde e as ciências da religião, entre outras, desde que o teor destas apresente conexões com a área da teologia. Pesquisadores e docentes das academias teológicas e IES, bem como profissionais ou pesquisadores de outras áreas do saber, observadas as presentes Diretrizes, são convidados a socializar seu conhecimento através de Vox Scripturae – Revista Teológica Internacional.

 

  1. Escopo, missão e objetivos: (a) O escopo de Vox Scripturae – Revista Teológica Internacional é publicar e socializar a produção do conhecimento e da pesquisa científicos da área da teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento, da teologia histórico-sistemática e da teologia prática, que são os descritores da revista, incluindo publicações de cunho interdisciplinar, bem como de cunho ecumênico e inter-religioso e que resultem de seu diálogo crítico e construtivo com outras áreas do saber, como a filosofia, a psicologia, a antropologia, a bioética, a educação, o serviço social, as ciências voltadas à saúde e as ciências da religião. (b) A revista tem por missão publicar trabalhos de pesquisa em teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento, da teologia histórico-sistemática e da teologia prática, incluindo abordagens de cunho inter-, multi-, e transdisciplinar, bem como ecumênico e inter-religioso, que tenham alguma relação com a área e os temas da teologia. Vox Script. – Rev. Teol. Intern. oferece, assim, a pesquisadores brasileiros e estrangeiros a possibilidade de divulgarem os resultados de suas pesquisas nessas áreas. (c) Os objetivos da revista são: viabilizar a publicação e disseminação dos resultados de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos originais e inovadores, tanto artigos quanto ensaios, produzidos nas academias brasileiras e estrangeiras, que tenham relevância para a discussão acadêmica e pública contemporânea; promover o debate e diálogo teológico, ecumênico e inter- -religioso em nível acadêmico e científico, nacional e internacional, mediante abordagem de temas inéditos e relevantes, que promovam a universalidade do saber, a inovação da pesquisa, o avanço do conhecimento teológico e interdisciplinar, e o exercício público, crítico e político, de uma cidadania ética; publicar as pesquisas de pós-graduação nas áreas mencionadas.

 

  1. Visão: Ser uma revista teológica de excelência e referência na área da teologia e de seu diálogo interdisciplinar com as demais ciências, que contribui para o avanço da ciência e o debate interdisciplinar nacional e internacional.

 

  1. Vox Scripturae está indexada em: (1) ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), um produto da American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA. E-mail: atla@atla.comhttp://www.atla.com; (2) LATINDEX (Sistema Regional de Informação  em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal); (3) DIADORIM (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras; (4) OASISBR (Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto); (5) LA REFERÊNCIA (Red de repositorios de accesso abierto a la ciencia); (6) INDEX THEOLOGICUS. International Bibliography of Theology and Religious Studies (https://ixtheo-test.de/) – Biblioteca da Universidade de Tübingen (Alemanha).

 

  1. Vox Scripturae foi licenciada com uma Licença Creative Commons. Os artigos ficam disponibilizados a um público maior, mas com determinadas restrições. A licença específica para os artigos de nossa revista indica que (a) há permissão para cópia, distribuição e execução da obra, devendo o crédito ser atribuído ao autor; (b) o artigo não pode ser utilizado para fins comerciais; (c) há permissão aos usuários para copiar, distribuir e executar cópias exatas dos artigos, mas jamais obras derivadas. Para obter detalhes, acesse http://www.creativecommons.org.br.

 

 

  1. Foco temático e política das seções: Os temas abordados por Vox Scripturae estão vinculados à área da teologia cristã, considerando, em especial, suas principais subáreas, a saber, a teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento, a teologia histórico-sistemática e a teologia prática. Consideram, ainda, o diálogo da teologia com outras áreas do saber, e vice-versa, bem como o diálogo ecumênico entre as diversas vertentes eclesiásticas e entre a teologia cristã e outras religiões, o diálogo inter-religioso. Correspondentemente, cada número de Vox Scripturae é organizado em quatro seções, com suas respectivas políticas: (a) Editorial – Apresentará em linhas gerais o conteúdo de cada revista, destacando aspectos especiais dos seus artigos; (b) Dossiê – É um espaço para artigos relacionados a um tema especial, escolhido pelo Comitê Editorial, visando convidar a comunidade acadêmica a contribuir nos estudos desenvolvidos e propostos nos programas e linhas de pesquisa da instituição; (c) Artigos sobre temas teológicos e interdisciplinares diversos – São abordagens que se situam dentro do escopo da revista, contemplando seis subseções: a) Teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento; b) Teologia histórica e sistemática; c) Teologia prática; d) Teologia e interdisciplinaridade; e) Teologia, diálogo ecumênico e diálogo inter-religioso; f) Assuntos Diversos, que tem a finalidade de acolher contribuições de temas avulsos, bem como comunicados relevantes para a comunidade acadêmica e científica em geral. Não é necessário que todas essas subseções apareçam em cada número; (d) Resenhas – publicam-se resumos e resenhas de livros na área da teologia e de obras de outras áreas do saber que apresentem afinidades temáticas com a teologia, que perfaz o foco principal da revista. Ao final, Vox Scripturae contém ainda Orientações para autores, incluindo um resumo das Diretrizes de Publicação e uma listagem sempre atualizada das permutas com Vox Scripturae.
  2. Chamadas para artigos: As chamadas para artigos a serem publicados a partir de 2017 serão feitas no Portal on line de Vox Scripturae – Revista Teológica Internacional (http://vox.flt.edu.br) e enviadas via e-mail para conhecimento das diversas instituições acadêmicas e de pesquisa. Orientações sobre datas e prazos encontram-se abaixo (II. Política de Submissão).